Entrevista Exclusiva com Emmanuel dos Santos

E aí galera ligada no Downs Foot!

Na manhã deste sábado, 30 de outubro de 2010, Nilberto Melo e o Danilo Almeida fizeram uma Entrevista Exclusiva com o Emmanuel dos Santos, o Criador do Brasfoot. Foi abordado diversos temas, como Brasfoot 2011, Skins, Pirataria, Bugs, Brasfoot Online e muito mais!
emmanueldossantos Entrevista Exclusiva com Emmanuel dos Santos
  • Nome: Emmanuel Santos
  • Idade: 33 Anos (11 de setembro de 1977)
  • Cidade: Belo Horizonte -MG
  • Time: Cruzeiro
Leia mais...


UNIVERSO FOOT: Olá Emmanuel.
As comparações entre o Brasfoot e o jogo portugues Elifoot são inevitáveis. Em 2003, quando você criou a 1ª versão do Brasfoot, você se inspirou no Elifoot? ou pelo menos conhecia o jogo? Como surgiu a idéia de criar o Brasfoot?

EMMANUEL SANTOS: Sim, naturalmente, sou de uma geração que conheceu o Elifoot ainda em diskete. Joguei bastante na minha infância. Mas o Elifoot era muito limitado, daí tive a ideia de fazer um jogo superior ao Elifoot. Interessante que o Elifoot só evoluiu um pouco depois do lançamento do Brasfoot.
Mas você fez o jogo, apenas para você (e amigos) passar o tempo, ou já tinha em mente que o Brasfoot poderia virar todo esse sucesso?
Fiz inicialmente apenas como um desafio pessoal. Queria fazer o jogo. Não imaginava que ele poderia fazer sucesso.
Sabemos que o único jeito de manter o site e contribuir com o desenvolvimento de novas versões do jogo é a compra do registro. O que você acha da pirataria e como você lida com ela?
Sim, cada atualização do jogo exige um longo tempo de programação e trabalho. E como todos sabem, tempo é dinheiro. Deixo de trabalhar em outras coisas para poder fazer novas versões do Brasfoot. Por isso, cada registro pirata prejudica o jogo. O jogo tem vários mecanismo anti-pirataria, mas, infelizmente, até hoje nenhum programa está 100% livre dela.
Bugs são coisas que acontecem em todo tipo de programa, que pode ir desde um simples aplicativo até um sistema operacional, como o Windows, por exemplo. O Brasfoot não foge dessa regra. Porém em Agosto de 2010, o senhor deixou uma mensagem no fórum do jogo, falando que para o Brasfoot 2011, você não faria nenhuma grande alteração. E sim, mexeria em vários pontos do jogo para melhorar a jogabilidade e ter um um game mais estável e com o motor do jogo aperfeiçoado. Mas que ainda assim estaria olhando as sugestões do fórum e que poderia ainda incluir algumas idéias.
O que o senhor pode afirmar que terá de diferente no Brasfoot 2011, em relação a versão do ano de 2010?

Primeiro, retiremos o senhor da pergunta. Segundo, a ideia do Brasfoot 2011 é ter um jogo mais estável, como um motor de jogo mais aprimorado. Algumas pessoas podem até não perceber as mudanças, mas quem joga o jogo com mais conhecimento perceberá. E naturalmente havéra várias novidades, que serão anunciadas no momento oportuno.
Um sonho de todo mundo que joga Brasfoot, é poder jogá-lo com amigos distantes, via internet. É possível algum dia termos a opção de jogar Brasfoot Online?
Sim, é uma possibilidade. Mas é algo que ainda está em um futuro um pouco distante.
O Brasfoot não é um software livre, ou seja, seu código fonte não é aberto a edições e redistribuiçao. Porém, hoje se tornou muito comum a criação de Skins, que são edições no aplicativo brasfoot2010.exe afim de alterar a imagem de abertura, foto do estádio e outras coisas dentro do jogo, afim de deixá-lo mais ‘confortável’ aos olhos do jogador. O que você acha disso?
Não vejo problemas com isso. Mantendo os créditos do jogo, como o site, não há problema.
No Brasfoot 2010, vimos que o jogo foi meio que blindado contra trapaças, porém não demorou muito para criarem novos programas pra trapacear, como aumentar o dinheiro em caixa, aumentar força dos jogadores, e etc. Você pretende utilizar métodos mais reforçados afim de tentar evitar que isso aconteça?
O problema não é a trapaça. Cada um tem o direito de trapacear, acho isso besteira, é trapacear a si próprio. O problema é que esses programas acabam criando bugs que não existem no jogo, e isso dificulta achar os bugs verdadeiros, pois muita gente reporta bugs inexistentes, o que causa confusão. Por isso coloquei um sistema pra dificultar um pouco.
Qual você acha que foi a maior evolução do Brasfoot, de 2003 à 2010, e o que os fãs poderão esperar da versão 2011 do game ?
Não há apenas um item, mas vários. O 2003 tinha apenas dois campeonatos. As competições internacionais, estaduais, seleções e sistema de campeonatos nacionais paralelos foram uma verdadeira revolução no jogo. E o 2011 será um jogo tão ou mais divertido que as versões anteriores.
Depois dessa entrevista, o pessoal que acessa o Universo Foot já conhece ‘mais ou menos’ o lado profissional do Emmanuel dos Santos, como criador do jogo. Mas e como pessoa, como vive o Emmanuel dos Santos? Tem emprego?
Sim, trabalho com desenvolvimento de sites e softwares. Mas isso também faz parte do lado profissional (bota o cavalinho)
Já aconteceu alguma alguma vez de você pensar em desistir de criar uma nova versão do Brasfoot? O que te incentiva a sempre ir criando novas versões para melhorar cada vez mais o jogo?
Sim, de fato quando eu vejo toda essa pirataria desanimo um pouco. Mas, por outro lado, quando vejo a paixão de milhares de jogadores do Brasfoot pelo jogo, fico cada vez mais animado a fazer versões melhores.
Você trabalha com desenvolvimento de sites e softwares. Além do Brasfoot e Cyberfoot, quais outros projetos você tem?
E ainda falando em Cyberfoot, como o game é visto lá no Exterior ?

Tenho alguns projetos ainda não lançados, como o CyberTennis, que já funcionou de forma beta. o Cyberfoot ainda é pouco conhecido.
Que time você torce ? Costuma acompanhar aos jogos no estádio?
Sou Cruzeiro. E sempre que posso vou ao Minerão, mas que agorá tá fechado pra reforma.
E mora em MG ? É Casado ?
Sim, moro em Belo Horizonte-MG,  com minha namorada.
E você já foi reconhecido por algum fã na rua ?
Não, huahauha.
Gosta de outro esporte além do futebol ?
Sim, xadrez. Alguns anos atrás já disputei campeonatos nacionais e mundiais. Além disso, jogo tênis de forma amadora.
E para finalizar: Qual a mensagem que você deixa aos Brasfooteiros e a todos que acessam o UniversoFoot?
Acho importante sites como o UniversoFoot, tanto pelo conteúdo, quanto por conseguirem fazer um ótimo site sem precisar apelas pra pirataria. E esperem que o Brasfoot 2011 ficará bem legal.
Quero agradecer ao Emmanuel dos Santos pela entrevista exclusiva dada gentilmente ao UniversoFoot. É uma honra para nós entrevistar a pessoa que fez com que tudo isso fosse possível.


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Amigos



Deixe seu recado

Ferramentas

Melhores Patches

Menu

Melhores Amigos

Seguidores

Postagens mais visitadas